segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

porque o nome VIRIDITAS?

Escolhemos esse nome Viriditas, que significa, o poder verde, ou poder enverdecedor da Vida!! Muito lindo isso!! 
Santa Hildegarda coloca a importância desse Verdor, a vitalidade da Natureza, a Força de Vida!!
Segundo ela, e eu concordo, esse verde, é ligado à fertilidade da Natureza, e a fonte dessa fertilidade é a Bondade de Deus!!
Hildegarda vê a própria Natureza como uma revelação Divina.
Sua teologia está centrada na Criação, seu epicentro é a Terra.
Sentia-se muito próxima da Natureza, e via uma relação espiritual com a terra, plantas, estações, percebia a sabedoria existente na Natureza. Vê a manifestação de Deus em todas as criaturas, assim assemelha-se à outras filosofias como o Budismo e Hinduísmo. Suas idéias são comuns à várias religiões.
Cada rio, montanha, árvores, cada criatura tem sua vida interior. Hildegarda escutava as revelações da Natureza como a palavra de Deus expressando-se nas criaturas.
E o ser humano, criatura que é, está aqui para ajudar à criação. Nós humanos, somos uma espécie extraordinária, e de certo modo o modelo da criação, pois herdamos gens de milhões de anos de evolução, e por isso mesmo, temos uma Missão, estamos aqui pra ajudar o Universo a crescer, e para isso temos que crescer também!!
Ser conscientes e responsáveis por toda a criação. Hildegarda chama a humanidade para a Ética e a estabelecer relações corretas, traz um apelo ecológico.

É uma das primeiras visões ecológicas, e tão atual hoje em dia!!
Toda a criação é como uma rede, constitui um todo. Atualmente observamos o aquecimento global, mudanças clímáticas, a deteriorização da camada de ozônio, etc, é a criação que nos diz que estamos indo por um mal caminho.
Então que deixemos de ser somente usuários da Natureza, consumidores desmedidos (palavras minhas), mas que passemos a ser co-responsáveis pra cuidar desse grande jardim, que é a Vida na Terra!
Participemos e cuidemos dessa força reverdecedora que Hildegarda vê na Vida!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário